Capa
N2Wcriação e desenvolvimento web.
Apelido
Senha
QUI
21/09
17:44
Você está aqui: N2W - Blog - Ciência e saúde - Notícias - Mineral converte luz, calor e movimento em eletricidade - e tudo ao mesmo tempo!

Blog

Mineral converte luz, calor e movimento em eletricidade - e tudo ao mesmo tempo!

19 de julho de 2017 atualizado em 19/07/2017 00:15:45 - 0 cliques
/ciência e saúde /notícias
Jefferson,UT2DK0325
7222281ad2830df9_793x655

Um tipo de estrutura cristalina da família perovskita, mineral relativamente raro, foi reconhecido como capaz de transformar luz solar, calor e energia cinética em energia elétrica ao mesmo tempo.

O material, chamado de KBNNO, pode se tornar uma nova fonte de energia renovável por meio da descoberta dos cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, publicada na Applied Physics Letters, mantida pelo Instituto Americano de Física.

O que eles constataram é que, dentro das condições que foram proporcionadas na pesquisa, o KBNNO converte as três fontes em energia elétrica simultaneamente.

Como funciona

O KBNNO, de acordo com o estudo, é um material ferroelétrico que tem polarização espontânea em determinada faixa de temperatura. As moléculas polares, então, se desalinham e podem ter uma aplicação de um campo elétrico externo.

Só que essa propriedade, com base na pesquisa, se associa à conversão da energia cinética e solar também em eletricidade ? "o que fornece uma oportunidade única para desenvolver uma nova fonte de energia multi-colheita ou um sensor multifuncional com base em um único material", concluem os pesquisadores.

A perovskita já é usada como alternativa potencialmente mais barata e eficiente ao silício, que geralmente é usado em sistemas fotovoltaicos, ou seja, provocados pela luz.

Esta novidade pode aumentar, então, o nível de eficiência do material para o uso como fonte de energia, mesmo que não se tenha a luz do Sol.

fonte: http://n2w.com.br/7qzoT